Cirurgia Endoscópica Para Hérnia de Disco - Goiânia

Goiânia - GO

(62) 99111-1554

Cirurgia Endoscópica Para Hérnia de Disco

Cirurgia Endoscópica Para Hérnia de Disco - Goiânia

Cirurgia minimamente invasiva para tratamento da Hérnia de Disco

O Que é a Cirurgia Endoscópica da Coluna Vertebral ?

          A cirurgia endoscópica da coluna vertebral é uma cirurgia minimamente invasiva, em que utilizamos uma câmera de vídeo para a retirada da hérnia de disco.

 

Quando a Cirurgia Endoscópica da Coluna é indicada ?

          A cirurgia endoscópica da coluna vertebral é indicada nos casos em que o paciente tem hérnia de disco e as dores não melhoraram com medicamentos, fisioterapia e acupuntura. De uma forma geral, essa cirurgia tem as mesmas indicações da cirurgia tradicional, mas apresenta a vantagem de ser menos agressiva a coluna.

 

INDICAÇÕES:

  1. Hérnia de disco na coluna lombar
  2. Hérnia de disco na coluna dorsal
  3. Hérnia de disco na coluna cervical
  4. Alguns casos de Discite (infecção na coluna)
  5. Descompressão medular

 

Quais as vantagens da Cirurgia Endoscópica da Coluna Vertebral ?

          Essa cirurgia permite uma recuperação mais rápida do paciente. Muitas vezes é possível a alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia. Isso porque o corte na pele é menor que 1 cm, o que leve menor sangramento e menor agressão a coluna. Nessa cirurgia não é necessário a colocação de parafusos.

 

VANTAGENS:

  1. Menor corte na pele
  2. Menor sangramento
  3. Recuperação mais rápida
  4. Menor internação
  5. Retorno mais rápido ao trabalho 

 

Quais os riscos da Cirurgia Endoscópica da Coluna ?

          Embora seja uma cirurgia menos agressiva, com riscos muito pequenos, não podemos falar que a cirurgia endoscópica de coluna tem risco zero. Como qualquer cirurgia, existem riscos.

          O Risco de infecção pós operatório é muito raro. Isso porque na cirurgia endoscópica há irrigação com soro fisiológico durante toda a cirurgia.

         Sempre que falamos em cirurgia de coluna, qualquer que seja o método utilizado, também há o risco de deficit neurologico, perda de força. Na cirurgia endoscópica, esse risco também é muito pequeno.

          Existem 2 complicações que tem uma probabilidade um pouco maior de acontecer, que são a Recidiva da Hérnia de Disco e a Disestesia.

          A recidiva da Hérnia de disco pode acontecer em 5 a 10% dos casos operados. A recidiva da hérnia é quando a Hérnia de Disco volta após ser retirada na cirurgia. Quando ocorre a recidiva da hérnia de disco, pode ser necessário uma nova cirurgia na coluna.

          A disestesia no pós operatório também pode ocorrer. A disestesia é uma dor irradiada persistente na perna que permanece mesmo após a retirada da Hérnia de Disco. Isso ocorre porque durante a cirurgia é necessário manipular os nervos. É como se o nervo ficasse machucado pela manipulação na cirurgia. Geralmente, em até 3 meses as dores melhoram.

 

Quando a Cirurgia Endoscópica da Coluna não é indicada ?

          A Cirurgia endoscópica da Coluna não é indicada em todos os casos. Em casos como Escoliose, Fratura, Tumores e instabilidade da coluna, não é possível realizar a cirurgia endoscópica da coluna.

         Sempre que o paciente tem indicação de tratamento cirúrgico na coluna, é bom uma avaliação com um médico especialista em coluna para que as opções de tratamento sejam esclarecidas para cada caso.

         Se o seu caso for escoliose, saiba que o Dr. Vinicio é especialista em cirurgia para escoliose em Goiânia.

 

Qual a anestesia utilizada na Cirurgia Endoscópica da Coluna Vertebral ?

Com relação a anestesia, a cirurgia endoscópica pode ser feita com anestesia geral ou com sedação.

 

Posso ganhar alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia endoscópica da coluna vertebral ?

          Sim. Geralmente quando optamos pela anestesia com sedação e essa cirurgia é feita no período da manhã, podemos dar alta hospitalar a tarde, desde que o paciente esteja bem recuperado, esteja andando e sem dor.

          Muito importante entender que a alta no mesmo dia é uma opção e não é obrigatório. Cada paciente tem uma recuperação diferente, e dependendo de cada caso, a alta pode ser programada para o outro dia.

 

Quanto custa uma cirurgia endoscópica da coluna para retirada de hérnia de disco ?

          O valor dessa cirurgia é a partir de 25.000 reais (2022). Nesse valor estão incluídos honorários médicos, anestesista, internação e toda a medicação e material necessários na cirurgia e na internação de 1 dia.

           Importante entender que esse valor pode variar a depender de quantas hérnias de disco o paciente tem, depende também em qual hospital será realizado a cirurgia, pois cada hospital tem uma valor diferente que é cobrado nas diárias de internação. Caso o paciente queira saber o valor exato, é necessário fazer um orçamento onde o Hospital será especificado nesse orçamento, assim como quantas hérnias de disco necessitarão ser operadas.

 

Plano de Saúde cobre a Cirurgia Endoscópica de coluna ?

          Sim. A ANS ( Agência Nacional de Saúde) já autorizou a cirurgia endoscópica de coluna, o que obriga os planos a cobrirem essa cirurgia. A Unimed e diversos planos tem autorizado essa cirurgia, o que permite a realização desse procedimento sem nenhum custo adicional ao paciente.

 

O SUS cobre Cirurgia Endoscópica da Coluna para tratar Hérnia de Disco ?

          Infelizmente não. Devido aos altos custos dos materiais que são utilizados na cirurgia, essa cirurgia ainda não é feita pelo SUS.

 

Onde realizar a cirurgia endoscópica de coluna em Goiânia ?

          Dr Vinicio Nunes Nascimento realiza essa cirurgia em diversos hospitais em Goiânia, tais como: Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG), Hospital de Acidentados, Hospital Clinica do Esporte e no Hospital Einstein em Goiânia.

 

Procurando um Especialista em cirurgia endoscópica para hernia de disco?

Dr Vinício Nunes Nascimento é ortopedista, especialista em cirurgia endoscópica para hérnia de disco Goiânia.

Atende Unimed, Cassi, Vivacom, Bradesco, Saúde Caixa, Saúde itaú, Postal Saúde e vários outros planos de saúde

Voltar