Cirurgia para Escoliose em Goiânia
Quando é necessário realizar a cirurgia para Escoliose?
A cirurgia para Escoliose é indicada quando o paciente tem uma Escoliose maior que 50 graus.
Quando o paciente tem uma Escoliose maior que 50 graus, a probalidade dessa Escoliose piorar cada vez mais com o tempo é muito alta. Por isso indicamos o tratamento cirúrgico.
Quais exames são necessários para realizar a cirurgia de Escoliose ?
Antes de realizar a cirurgia de Escoliose, é necessário realizar exames para o risco cirúrgico. Esses exames são feitos para diminuir ainda mais os riscos da cirurgia.
São realizados os seguintes exames: Hemograma, Coagulograma, Ureia, Creatinina, Glicemia de Jejum, Radiografia de Tórax, Eletrocardiograma. Além desses exames, também é necessário uma avaliação com o cardiologista para liberação da cirurgia de Escoliose.
Cirurgia de Escoliose tem riscos ? Quais os riscos da Cirurgia de Escoliose ?
Toda cirurgia tem riscos. Não existe cirurgia de risco zero. Entretanto, atualmente, os riscos da cirurgia de Escoliose são muito pequenos.
O risco de infecção pós operatória é muito baixo, geralmente em torno de 1% dos casos operados. Uma exceção são os casos de Escoliose Neuromuscular, onde o risco de infecção é maior devido as condições clínicas do paciente.
Atualmente, o risco de perder movimentos nas pernas é raríssimo porque as cirurgias de escoliose são feitas com monitorização eletrofisiológica.
O que é monitorização eletrofisiológica na cirurgia de escoliose ?
A cirurgia de Escoliose é realizada com monitorização eletrofisiológica.
Após o paciente ser anestesiado, um outro médico da equipe coloca várias agulhinhas em todo o corpo do paciente para monitorar todos os nervos do corpo. Qualquer alteração de sofrimento dos nervos durante a cirurgia é vista no computador desse médico que avisa o cirurgião. Assim, os riscos de causar lesão nos nervos é raro na cirurgia.
O paciente não vê e não sente nenhuma dor pela monitorização eletrofisiológica.
Quanto custa uma cirurgia de Escoliose em Goiânia?
O valor da cirurgia de escoliose depende de várias coisas e não é um valor único.
O valor vai depender de quantos dias o paciente vai ficar internado, se vai ou não precisar de UTI no pós operatório. Uma diária de apartamento nos hospitais de Goiânia é a partir de 700 reais, e a diaria de UTI por volta de 7.500 reais.
O valor também depende de quantos parafusos serão utilizados na cirurgia. O número de parafusos depende da gravidade e das caractéristicas da Escoliose do paciente. Se a Escoliose é só na coluna torácica ou só na lombar, o número de parafusos é menor. Porém, se a cirurgia envolver a coluna torácica e lombar, o número de parafusos é maior. Esses parafusos são a maior parte do custo da cirurgia de escoliose, podendo variar de 30.000 a 80.000 reais.
Além dos custos hospitalares e dos parafusos, existe o custo da equipe médica. A equipe médica é composta pelo cirurgião, primeiro e segundo auxiliar, anestesista e médico da monitorização.
Portanto, o valor total de uma cirurgia de Escoliose pode variar de 60.000 a 120.000 reais.
Plano de Saúde cobre a cirurgia para Escoliose em Goiânia?
Sim. Atualmente as cirurgias de Escoliose são 100% cobertas pelo plano de saúde, não gerando nenhum custo adiconal ao paciente.
O SUS faz a cirurgia para Escoliose em Goiânia ?
Sim. Porém um grande problema enfrentado em Goiânia e em todas as partes do Brasil, é a grande demora até a realização da cirurgia.
Pacientes ficam alguns anos esperando pela cirurgia. Devido a essa demora, a Escoliose piora muito até o dia do tratamento cirúrgico.
Quantos dias fica internado após a cirurgia de Escoliose ?
A recuperação pós operatória depende muito de cada paciente. Ou seja, cada um tem uma recuperação.
Entretanto, de uma forma geral, os pacientes ficam internados por volta de 3 a 4 dias.
Procurando um Especialista em Cirurgia para Escoliose?
Dr Vinicio Nunes Nascimento é médico ortopedista especialista em cirurgia de Escoliose em Goiânia - GO.
Atende Unimed, Cassi, Postal Saúde, Saúde Caixa, Saúde Itaú, Bradesco, Vivacom, Geap, Affego, e vários outros planos de saúde.