Coletes e cintas para correção postural são indicados ?
Muitos pacientes chegam ao consultório com queixas de: má postura, escoliose ou que "está ficando corcunda"; e perguntam qual colete e cinta devem usar para melhorar a postura. Será que coletes e cintas devem ser utilizadas para melhorar a postura ?
Antes de responder a essa pergunta, é preciso entender que a coluna é formada por várias vértebras que sustentam o nosso corpo. E que existe uma musculatura paravertebral que tem importante função para "segurar e movimentar a coluna". Essa musculatura paravertebral deve ser forte para "conseguir manter a coluna na posição correta e para movimentar a coluna".
Você já viu o que acontece a um braço ou perna que são imobilizados com tala ou gesso por algum tempo ? A musculatura deixa de ser usada e ela atrofia, ou seja, o braço e a perna imobilizados perdem massa muscular e ficam mais finos, ficam mais fracos.
Esse mesmo raciocínio deve ser utilizado na coluna que usa coletes e cintas. Quem segura a coluna passa a ser o colete e a cinta, e não a musculatura paravertebral. Essa musculatura paravertebral começa então a atrofia, a enfraquecer. O resultado disso é dor na coluna ao tirar a cinta e o colete. É como se a coluna "tivesse acostumado com a cinta e com o colete".
O paciente também precisa entender que coletes e cintas SÓ MELHORAM A POSTURA DURANTE O USO! Após tirar, a coluna irá voltar a mesma posição que sempre foi. E pior, vai voltar a mesma posição de antes e com a musculatura fraca, o que pode causar dor na coluna.
Então, coletes e cintas podem ser utilizados para melhorar a postura ? A resposta para essa pergunta é NÃO. O ideal, para melhorar a postura, é realizar atividade física com foco no fortalecimento da musculatura da coluna. Uma musculatura paravertebral mais forte "segura a coluna" na posição correta e melhora a postura. Um exemplo de uma atividade que melhora a postura é o Pilates.
Dr Vinício Nunes Nascimento é ortopedista, especialista em coluna e correção postural. Atende em Goiânia, Atende os planos de saúde: Saúde Caixa, CASSI, Saúde Itaú, Vivacom, Celgmed, Bradesco