Coluna Vertebral - Dor nas costas pode ser Covid ?

Goiânia - GO

(62) 99111-1554

Dor nas costas pode ser Covid ?

A dor nas costas é um sintoma muito prevalente na população e vários estudos já vem mostrando ser a principal causa de consulta médica. A dor nas costas pode ser Aguda ( quando começou há menos de 3 semanas), Subaguda ( entre 3 semanas e 3 meses) e Crônica ( dor há mais de 3 meses). É muito importante saber definir há quando tempo começou a dor nas costas porque o tratamento pode variar muito entre uma dor aguda e uma dor crônica.

Os principais sintomas do Coronavírus são:

 - Febre, tosse seca, cansaço e dor no corpo (mialgia). 

Os sintomas menos comuns são:

- Diarreia, conjuntivite, dor de cabeça, perda do paladar e do olfato.

Os sintomas graves são:

- Dificuldade para respirar, pressão no peito, perda da fala.

 

Outro ponto muito importante a ser considerado é que os sintomas podem começar 5 a 6 dias após a infecção pelo vírus e o tempo médio de recuperação são 14 dias. Lembrando que para casos graves a duração pode ser mais longa e que existem pacientes que são assintomáticos (não tem nenhum sintoma do coronavírus).

Mas e a dor nas costas ? Pode ou não ser Covid ?

A resposta é SIM! Pode ser Covid! O paciente com Covid pode ter uma dor nas costas aguda ( que começou há menos de 3 semanas). Mas o ponto fundamental a entender é que essa dor nas costas aguda é acompanhada com dor no corpo todo (mialgia) e outros sintomas associados como por exemplo: Febre, tosse, perda do paladar e olfato.

Ou seja, se o paciente tem apenas dor nas costas (sem nenhum dos sintomas associados falados acima), muito provavelmente não é Coronavírus. Nesses casos é mais provável que a dor seja pelo sedentarismo que a Pandemia impôs (muitos parques e academias ficaram fechadas por muito tempo) e/ou pelo trabalho de Home Office. A falta de exercício físico e a má postura são as principais causas da dor nas costas aguda.

 

 

Dr Vinicio Nunes Nascimento é especialista em dor nas costas, atende em Goiânia.